PEROBA CUPIÚBA

Nome Científico: Goupia glabra  Aubl .

Família: Goupiaceae

Madeiras

Nomes Comerciais

Cupíúba, cupiúva, couepi, goupil, cachaceiro e comercialmente aparece também com o nome de peroba do Norte ( MT ), por assemelhar-se com a peroba da região Sudeste.

Origem
Ocorre nas matas de terra firme e em capoeiras velhas por toda a Amazô-nia, incluindo Estados do Pará, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia e ainda nas Guianas, Colômbia e Venezuela. 

Características Gerais
 
Cerne e alburno pouco distintos, marrom-avermelhado-claro.Anéis de crescimento pouco distintos, grã revessa, textura média, brilho ausente e cheiro desagrável. 

Secagem
 
Lenta em estufa, apresentando tendência moderada a encanoamento médio e torcimento forte.

Trabalhabilidade 
Fácil de serrar, aplainar, lixar, tornear e parafusar.Aceita bem a colagem, mas não é adequada para fabricação de compensado, por apresentar rachaduras na tora.Boa aceitação de tinta, verniz, emaamento e polimento.Recomenda-se perfuraçào prévia à colocação de pregos na madeira seca.. 

Durabilidade
 
Moderadamente fácil de preservar com creosoto e CCA-A, quando tratada sob pressão. 

Preservação 
Testes em laboratório indicaram boa resistência ao apodrecimento.Resistente a ataque de cupins de madeira seca e pouco resistente a brocas marinhas. 

Usos 
Construções externas e internas, assolhos, molduras, acabamentos interiores, móveis, carrocerias e outros. Alguns usos listados podem ser desaconselháveis devido ao forte cheiro por esta madeira quando úmida.

CIDÃO BOM MADEIRAS

Todos os direitos reservados